Visita às Fajãs

Visita às Fajãs

“(…) é um lugar com alma. Senti isso ainda antes de descer no teleférico e começar a explorar a fajã. Não sabia bem o que ia encontrar, mas as expectativas foram largamente superadas.”

Blogue de Viagens, Dezembro 2018

(© AIG)

As cores das Fajãs do Cabo Girão, são o principal foco das câmaras fotográficas dos que visitam o Miradouro do Cabo Girão. Mas já ponderou ver estas cores de perto?

A visita às Fajãs do Cabo Girão é uma experiência única para apreciar com rigor a grandiosidade do Monumento Natural do Cabo Girão e visitar a primeira Paisagem Protegida da região. Nas fajãs, o visitante encontra uma variedade de culturas agrícolas dispostas em pequenos mosaicos suportados por muros de pedra aparelhada, espécies de fauna e flora nativas, assim como, uma praia de calhau rolado de águas límpidas.

Nem as dificuldades de acesso dos tempos antepassados, fizeram com que os primeiros colonos abandonassem as terras férteis junto ao mar, remetendo a construção da Paisagem Protegida do Cabo Girão aos primórdios da colonização da ilha. Os pequenos poios passaram entre gerações, mantendo até hoje, um conjunto de características únicas na região. Desde agosto de 2003, agricultores e visitantes podem usufruir da ligação em teleférico a partir do Sítio do Rancho, funcionando ao longo de todo o ano, mediante condições climáticas que permitam a operação.